Motivação nas organizações …

Publicado: agosto 21, 2010 em Uncategorized

Motivação

A palavra motivação e definida como  aquilo que move, que faz andar, correr, realizar, conseguir, conquistar. Aquilo que motiva a ação. Está muito mais ligada ao sentir do que ao falar. Se você está motivado, você anda.

Assim é no futebol, assim também funciona nas empresas. Cada jogador tem a sua motivação, que pode ter as mais diferentes origens. Mas, os mais motivados são os que vão fazer o time ir para frente. Se a equipe está desmotivada, cabe ao treinador, à diretoria, e principalmente à torcida, tratar de motivá-los. Muitas vezes, um jogador pode se automotivar e em conseqüência passar sua motivação aos outros, mas o técnico deve estar permanentemente atento a esta questão. Quantas vezes já se viu um time em ótima fase, que prometia um belo espetáculo e não se sabe o porquê entra em campo e decepciona? Joga desmotivado, sem vontade de fazer o gol. O gol é o supremo objetivo do futebol, por isso a região onde o goleiro fica se chama meta. Atingir a meta – fazer o gol – é a suprema realização de quem joga. Se você não tem uma equipe motivada, a meta fica sempre difícil demais de alcançar.

O bom técnico sabe a motivação de cada um dos membros da sua equipe e procura estimulá-los ao mesmo tempo em que estimula a equipe como um todo. Porque ele sabe que um time motivado se nivela por cima, fazendo com que o rendimento de cada jogador suba um degrau.

Manter um time aceso e motivado é trabalho de gigante. Você vai estar lidando com seres humanos, onde às vezes uma palavra fora de hora ou de propósito pode colocar tudo a perder. Mas vale a pena, porque uma equipe assim é capaz de grandes realizações. Como diz o jornalista Armando Nogueira… Perder não é nada, duro é não se achar.

Rebecca  Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s