Empatia – A arte de sentir as emoções alheias…

Empatia é a capacidade para reconhecer ou compreender o estado de espírito ou a emoção do outro. Muitas vezes, é caracterizada como a capacidade de “colocar-se nos sapatos da outra pessoa”, ou, de algum modo, a experiência das perspectivas ou emoções de um outro ser dentro de si próprio.

Segundo o dicionário português, empatia consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, sem perder a referência do “eu”.

Quando alguém presta atenção em nossas preocupações e sentimentos, nós nos sentimos melhor – A empatia é muito necessária no estabelecimento de boas relações, sejam elas profissionais, amorosas, de amizade, familiares, etc.. Faz com que você tenha a percepção daquilo que muitas vezes nem precisa ser dito.

E como diria Arnaldo Jarbor : ” O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção
estelar. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada,veste-se bem e é fã
do Caetano. Isso são só referênciais. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério,
pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.

Com a Empatia  estabelecemos  um processo de aprendizagem: mesmo que eu não tenha vivido aquela experiência, consigo me colocar no papel do outro e sentir o que ele sente naquele momento. No fundo, sou capaz de aprender com as experiências do outro. A segunda permite-nos chegar a outro tipo de sentimento: a compaixão.

Como já dizia Santo Agostinho: Ao sofrimento próprio chamamos ordinariamente desgraça, e à comparticipação das dores alheias, compaixão”. A compaixão leva ao desejo de minorar a dor do outro, por exemplo, demonstrando especial gentileza com o mesmo.

A empatia começa com a capacidade de estarmos bem conosco mesmos, de reconhecermos o que não gostamos em nós e admirarmos nossas qualidades. Quanto melhor tivermos sido compreendidos em nossas necessidades e sentimentos quando éramos crianças, melhor saberemos reconhecê-las quando adultos.

Entrar em contato com os próprios sentimentos é a base para desenvolver a empatia. Como alguém que desconhece suas próprias necessidades poderá entender as necessidades alheias?

Sinceramente

Rebecca Freitas

Anúncios

Um comentário

  1. Como podemos utilizar a empatia:

    Elogio – quando cumprimentamos a pessoa por alguma coisa que ela se orgulha. Exemplo: seu filho é um excelente aluno. Nota: tem que ser verdadeiro!
    Favor – quando, através de cuidados, amizade ou consideração pelo cliente, fazemos gentilezas, além da obrigação. Exemplo: “mais tarde eu vou passar próximo dali, se aceitar, posso levar o livro”.
    Identificação – interesses comuns, tanto de natureza social quanto profissional, que servem para nos aproximar da pessoa. Exemplo: “coincidentemente, também gosto desse intérprete”. Nota: tem que ser verdadeiro!
    Testemunha – palavras usadas para afirmar a aprovação dada por outras pessoas ao nosso produto/ serviço/ trabalho ou o resultado positivo conseguido por outro com o isso. Exemplos: “todos os egressos desse curso hoje ocupam posições gerenciais”. Nota: tem que ser verdadeiro!

    Aprendizagens possíveis:

    A capacidade de se colocar no lugar do outro;
    A percepção daquilo que as pessoas estão sentindo e passando;
    A habilidade de ouvir com carinho e atenção aquilo que estão nos comunicando através de palavras, gestos ou atos;
    Apreciar e respeitar as diferenças: pessoas, raças, culturas, filosofias, religiões, formas de pensar etc.
    A prática da empatia é de grande importância para a convivência saudável e harmoniosa entre as pessoas. É a verdadeira inteligência emocional em uso, o que é importante para as pessoas terem sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s